Imagine é marcado por ser o seu trabalho mais conhecido de Lennon e foi votado pela edição 80 da revista Rolling Stone entre os “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos”. O seu ex-companheiro da época dos Beatles,
George Harrison também participou deste álbum.

Um dos álbuns mais celebrados de John Lennon, Imagine, era lançado em um dia como este, no ano de 1971, nos Estados Unidos. O lançamento no Reino Unido aconteceu no dia 8 de outubro seguinte. A música título do álbum, “Imagine” se tornou a marca registada de Lennon e foi escrita como um pedido pela paz mundial. Imagine, o segundo disco de Lennon, foi considerado com composições mais suaves, mais comercial e com uma pegada menos rock do que seu primeiro álbum aclamado pela crítica “John Lennon/Plastic Ono Band”.
Imagine foi composto e gravado em um período em que Lennon vivia uma má relação com Paul McCartney, após o rompimento com os Beatles e também após Paul ter obtido na Justiça o dissolvimento legal da parceira. No começo, havia o comentário de que a música “How Do You Sleep?” (Como Você Dorme?) – seria uma música escrita em retaliação a Paul McCartney por seus ataques pessoais a Lennon e Ono, no seu álbum Ram. Lennon, mais tarde, disse que escreveu “How Do You Sleep?” sobre ele próprio. “Eu usei meu ressentimento contra o Paul para criar a música, não uma terrível vingança viciosa horrível … Eu usei meu ressentimento e a retirada de Paul e dos Beatles e a relação com Paul para escrever ‘How Do You Sleep?’. Eu realmente não quero seguir em torno desses pensamentos na minha cabeça o tempo todo …”.
A foto frontal da capa é do artista Andy Warhol, tirada com uma Polaroide. A foto da contracapa é de Yoko Ono. Ali também está uma citação do livro dela, “Grapefruit”: “Imagine as nuvens gotejando. Cave um buraco no seu jardim para colocá-las dentro.”