O Dodge 1800 Polara, anteriormente chamado de Dodge 1800 (também chamado carinhosamente de Dodginho), foi um automóvel fabricado pela Chrysler entre 1973 e 1981. No período, foram fabricadas 92.665 unidades.

No ano de 1971 a Chrysler consolidou a sua linha de produção com o Dodge Dart e planejava entrar no mercado de carros pequenos-médios. A partir do modelo Hillman Avenger GT comercializado na Inglaterra[2] e Estados Unidos, o modelo foi adaptado às condições nacionais. Uma grande mudança foi no motor original de 1500 cc, modificado para funcionar dentro das características da gasolina nacional, com isto, sofreu uma modificação no curso dos pistões e o motor foi transformado em 1800 cc. O modelo foi rebatizado de Dodge 1800 e apresentado no VIII Salão do Automóvel, em novembro de 1972. Mas as maiores modificações em relação ao Avenger inglês foram o desenho do interior (revestimentos de porta, painel, volante de direção, manopla de câmbio, bancos), das lanternas traseiras e da grade dianteira – específicas para o modelo brasileiro, além da oferta somente de carroceria com 2 portas (o Avenger inglês oferecia versões 2 e 4 portas) para atender à preferência do consumidor brasileiro nos anos 70.

Andava muito dava pau em todos de sua época, mas nas pistas não chegou empolgar tanto assim


Devido a pressa com o projeto, no lançamento apresentou vários problemas de qualidade. Com o tempo, a mecânica foi melhorada e os defeitos corrigidos, novas versões foram lançadas, o motor ganhou novo carburador e houve aumento de potência para 82 cv. Este pacote de melhorias foi apresentado ao público pela Chrysler do Brasil em 75 no lançamento da linha 76, quando então foi atribuído o nome Polara (então utilizado até o encerramento da produção). Ainda no Salão do Automóvel de 1975 a Chrysler do Brasil apresentou um conceito de uma versão perua do Dodge 1800 4 portas, mas que não entrou em produção devido razões econômicas. Em 1976 a Chrysler do Brasil e o CTA (Centro Tecnico Espacial) apresentaram o primeiro protótipo de motor movido a álcool, montado em um Dodge Polara. Em 1977 foi eleito Carro do Ano pela Revista Autoesporte. Em 1977 para 1978 o Dodge 1800 Polara ganhou nova frente com dois grandes blocos ópticos quadrados, novas lanternas traseiras e o brasão de Leão presente na grade frontal. Em 1979 o Dodge 1800 Polara passou a ofertar transmissão automática opcional ao câmbio manual de 4 marchas. Nesse mesmo ano a Volkswagen adquiriu o controle da Chrysler no Brasil. Em 1980 a Chrysler do Brasil relançou a versão de luxo (L) e lançou a última versão do Dodge 1800 Polara intitulada GLS o Gran luxo Sport. A versão GLS (que é a ilustrada na foto deste artigo) era uma variante esportiva equipada com diversos avanços tecnológicos para a época como carburador miniprogressivo de corpo duplo, sistema de ventilação com aquecedor, rádio toca-fitas, antena elétrica e pneus radiais entre outros mimos. A partir de 1981 a Volkswagen encerrou a produção dos Dodge Polara, Dart, Magnum e o Le Baron, deixando em produção somente os caminhões Dodge, Dessa forma a fabricação de automóveis da linha Dodge no Brasil foi encerrada em 1981 e a fabricação dos caminhões Dodge no Brasil foi encerrada em 1984, sendo que os caminhões Volkswagen usaram durante muito tempo o chassi Dodge.
Na Argentina foi produzido até 1990, batizado de Dodge 1500 e Dodge 1800, fabricado pela empresa Chrysler-Fevre Argentina S.A. e em duas versões, com motores de 1500 cc e 1800 cc, sempre com quatro portas. No ano de 1982, a Chrysler vendeu sua subsidiária argentina para a Volkswagen; o automóvel continuou chamando-se “Dodge”, durante o resto de 1982, porém com a identificação “Fabricado pela Volkswagen”. No ano seguinte surgiu o “VW 1500”, que não sofreu grandes mudanças, exceto nas lanternas dianteiras e traseiras, grade e para-choques. Continuou a ser fabricado quase sem mudanças, até o ano de 1991; ano em que saiu de linha e foi substituído pelo Volkswagen Gacel (versão argentina do Voyage).

Station Wagon equipada com motor 1800 cc.

No final da década de 1980 a empresa reestilizou o modelo, incluindo mudanças nos para-choques, faróis, grade e lanternas traseiras, mudou o painel de instrumentos e o volante. Nesta etapa, juntou-se à linha o VW 1800 Rural, uma Station Wagon equipada com motor 1800 cc. Em 1988 recebeu caixa de câmbio de 5 marchas. Em alguns modelos havia ar-condicionado, como opcional.
Usavam vários tipos de carburadores conforme o ano de fabricação: final do ano 1972 Solex, anos 1973-1974 Stromberg / SU, ano 1975 Hitachi, anos 1976-1981 – SU (exceto GLS), anos 1980-1981 versão GLS – Wercarbrás Miniprogressivo