Faltam poucos dias para a cidade tipicamente italiana do sul de Santa Catarina viver o clima do rali de regularidade. Concentração de pilotos e navegadores começará na sexta-feira (27)


A partir das 17h desta próxima sexta-feira (27), a Rua Coberta – em Nova Veneza, SC – será o ponto de encontro dos competidores que participarão da quarta etapa do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade, organizado pela Trecho 1. A cidade recepcionará, aproximadamente, 200 pessoas que visitarão a região por meio deste evento; pilotos e navegadores deverão vir acompanhados de suas famílias para aproveitar o final de semana e curtir das belezas naturais e pontos turísticos do município.
Assim comentou a dupla de Gramado (RS), Charles e Rafael Reis, pai e filho, respectivamente, que disputarão o pódio pela categoria UTV. “Não conhecemos Nova Veneza e, por isso, esticaremos o final de semana para curtir as atrações do lugar”, comentou Charles. Outro competidor que aproveitará a oportunidade para “turistar” é o piloto da categoria Turismo, Fábio Dalpaz, de Rio do Sul (SC). “Estou bem ansioso para o certame, acredito que teremos um grande evento em Nova Veneza. Será minha primeira vez na cidade e, por isso, irei acompanhado da família”, contou.
De acordo com o diretor geral da Trecho 1, Alexandre Rech, a etapa de Nova Veneza gerou muitas expectativas e deixou os participantes bem ansiosos. “Teremos categorias para todos os gostos e perfis de off-roaders”, apontou Rech, referindo-se as categorias Máster, Graduado, Turismo, Turismo Light, Pais e Filhos, Universitário 4×2, UTV, Quadriciclos e Passeio 4×4. “Esperamos alinhar um grid com mais de 85 veículos, de diversas regiões de Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul e Paraná”, completou.
De acordo com Rech, serão cerca de 120 quilômetros de prova que privilegiarão paisagens incríveis. “A natureza foi generosa com Nova Veneza. Teremos visuais que encherão os olhos”, salientou o diretor geral. O roteiro adentrará plantações de arroz e passará por estradas vicinais, com direito a quatro travessias de rios. Para fechar a etapa com chave de ouro, haverá duas “pistas“ de terra, com um desafio típico para testar a capacidade de pilotos e navegadores: bastante laços e médias de velocidade justas. “Nosso campeonato está entrando na reta final. Portanto, vamos impor uma dificuldade para valorizar ainda mais a vitória da dupla que perder menos pontos. Será emoção a flor da pele”, declarou Rech.

Curso de navegação

O Campeonato Catarinense de Rally Regularidade tem a categoria Universitário 4×2 – porta de entrada para várias pessoas que desejam conhecer o rali de regularidade. Desta forma, em parceria com a concessionária Forauto – com lojas em Criciúma e Araranguá – espera-se um grid lotado para este grupo.
Para esta categoria, é permitido qualquer veículo convencional (de rua) e, para tanto, as duplas competem em um percurso diferenciado e que não apresenta riscos de avarias ou quebras mecânicas.
Para melhor preparar os inscritos, nesta quinta-feira (26), às 18h30, haverá um curso de navegação básica e dicas de pilotagem, na concessionária Forauto de Criciúma. “Será um curso gratuito que dará as principais informações e instruções para navegadores. Falaremos também sobre o uso do aplicativo Full Rally, que tem revolucionado o modo de praticar rali. O app está disponível apenas para o sistema Android e seu uso será muito importante para quem estará conosco no evento e nunca teve contato com o esporte”, destacou Rech.
Para quem quiser participar da quarta etapa do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade é bom se apressar e garantir uma vaga pelo site https://www.trecho1.com.br/nova-veneza. A largada será no sábado (28), a partir das 17h, da Rua Coberta.

Programação – 4ª etapa Campeonato Catarinense de Rally Regularidade

Dia 27 de setembro – sexta-feira
17h – abertura da secretaria
Local: Rua Coberta
22h – Encerramento da Secretaria

Dia 28 de setembro – sábado
7h45 – abertura da secretaria

Local: Rua Coberta
9h15 – Briefing
10h01 – largada (na Rua Coberta)
14h – previsão de chegada (na Rua Coberta)
16h30 – previsão do início da premiação

O Campeonato Catarinense de Rally Regularidade tem patrocínio de GS 4×4 Performance, Trilha SC Concessionária Troller, Can-Am, Montreal Powersports, Mega Jet & Boats, Sanáutica, Cooper Tires, DSTRAC Performance 4×4, Gratt Indústrias de Máquinas, A2M Motorsport-Vtrek, Tecnnic Eletrônica Industrial, Imóveis Crédito Real e Multital Factoring.

Apoio: Clube do Jipeiro Joinville, Jeep Clube São Bento e Jeep Clube de Florianópolis, Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) e Departamento Municipal de Esportes de Nova Veneza

Supervisão: FAUESC e FCM