Em 2013 a Emater trouce trator alemão da década de 30, movido à banha, durante a Expodireto a notícia foi publicada no site do Governo do Estado

Uma relíquia construída na década de 1930, na Alemanha, estará em exposição na Expodireto Cotrijal, de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque. O octogenário, porém imponente, trator Lanz Bulldog, movido à banha, é uma das atrações da parcela Sucessão Rural, coordenada pela Emater/RS-Ascar. Quando falamos em sucessão rural, nada melhor do que mostrar o passado, disse o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Celso Siebert.

O Lanz Bulldog, segundo o colecionador Klaus Pickert, de Carazinho, foi construído em uma época que havia escassez de combustível na Europa. Na Segunda Guerra Mundial, os alemães usavam banha de porco como combustível e o Lanz Bulldog funcionava dia e noite, contou Pickert. O motorista precisava ter um pouquinho de paciência, pois o motor funcionava somente depois de aquecido por 15 minutos.

A confiança e a credibilidade depositadas na Emater/RS-Ascar pelo proprietário, Jaime Carida, de São Paulo, motivaram o transporte e a permanência do Lanz Bulldog, por alguns dias, no Rio Grande do Sul.

Texto: Cleuza Noal Brutti
Edição: Redação Secom