A Sociedade Gondoleiros foi fundada no dia 5 de março de 1915, no Bairro São João, com o nome de Sociedade Carnavalesca Gondoleiros, por imigrantes italianos oriundos em grande parte de Veneza e do sul da Itália.

 

Uma gôndola no telhado

Em regra, os turistas costumam olhar com mais atenção nossos prédios históricos do que os nativos. Certamente poucos porto-alegrenses saberiam dizer que a gôndola fica no teto da Sociedade Gondoleiros, na avenida Franklin Delano Roosevelt, antiga avenida Eduardo, bairro São Geraldo, fundado em 5 de março de 1915 (prédio tombado).
Em tom de piada, os antigos diziam que na grande enchente de 1941 quase que os gondoleiros tiveram que remar de verdade. Texto FERNANDO ALBRECHT (foto:JORGE SILVA/AFP/JC)

Imigrantes italianos, vindos, na sua maioria, de Veneza, entenderam fundar uma sociedade sedimentada na cultura de suas origens cujo “tripé” de sustentação era a arte, a sociabilidade, o carnaval! Assim que… em 05 de março de 1915, deram forma a seus objetivos e foram em busca de associados que se engajassem na criação desse ícone do 4º distrito que acabou congregando as mais diversas etnias já instaladas no nosso querido bairro-cidade. Na leitura da ata da primeira reunião, encontram-se os detalhamentos, transcritos a seguir, que justificam, além da escolha do nome: Sociedade Carnavalesca Gondoleiros, as diversas atividades a que deram início na época de sua fundação: Devido ao fato de eles estarem assentados próximos ao Guaíba, decidiu homenagear “os gondoleiros”, barqueiros que levavam as gôndolas sempre a cantar e cuja alegria era contagiante….
Seus fundadores foram: Oscar Hampe, Francisco Düring, Oscar Ansolch, Antonio Brayer, Walter Sperb, Domingos Vergona, José Sanguineti, José Viana, Antonio Genta, Alfredo da Fonseca, Alberto Marques, Ulysses Pinto, André Rumi, Américo Telini, Manoel Silveira, José Manganelli, Hermenegildo Silveira, Carlos Jostes, Luiz de Batim, Emilio da Silva Pinto, Leonel Candido, Jacob Ferrantino, Salvador Vigna, Oriovaldo de Oliveira, Hostiano Gomes, Sebastião Vargas, Antonio Soares da Fonseca, Hugo Garcia, Caetano Garrafiel e Ataliba Cunha.
O clube foi um dos fundadores da Associação Porto Alegrense de Bocha em 1942. Além da bocha, destacou-se em vários esportes, entre os quais estão judô, patinação, futebol de salão e bolão.

Em 1976, teve o bloco campeão do Desfile do Carnaval de Rua da cidade de Porto Alegre.

http://sociedadegondoleiros.blogspot.com/