No dia do aniversário da cidade de Doutor Ricardo (RS) é apresentado livro que conta a história da cidade, obra que tive o prazer de ser responsável pelas fotos e entrevistas juntamente com as autoras.  #fotosLonghi #donaprs

DOUTOR RICARDO E SUA HISTÓRIA
Doutor Ricardo é um município localizado na região Alta do Vale do Taquari, criado em 28 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual Nº 10.639 e instalado em 1.º de janeiro de 1997. O município tornou-se independente, desmembrando-se de Encantado e Anta Gorda. Localiza-se a 169 km de Porto Alegre. Possui 2074 habitantes, segundo o IBGE

A obra assinada por Vânia Cima e Elma Sant’Ana resgata a história da cidade de Doutor Ricardo, um pequeno município gaúcho com forte presença da colonização italiana.
A professora Vânia Cima, natural de Doutro Ricardo, reuniu ao longo do tempo documentos e registros encontrados nos mais diversos locais que contam a história desta localidade bem como a de médico Ernesto Ricardo Heinzelmann que foi quem doou as terras onde hoje se encontra o município.
A parceria com Elma Sant’Ana deu ao acervo de Vânia Cima a oportunidade de acrescentar em seu trabalho o momento atual do município com foco nas localidades do interior que deram origem a localidade trabalho este que contou com a participação do fotógrafo e documentarista, José Longhi, que realizou o levantamento fotográfico é dele também a capa do livro.
Ela resgatou documentos importantes na capital gaucha nos arquivos da Santa Casa de Misericórdia e no cemitério onde se encontra os restos mortais de Ricardo Heinzelmann, toda essa documentação encontrada foi digitalizada faz parte do acervo e conta no livro.
A reunião de esforços das autoras resultou nesta que é a mais importante e completa obra que conta as origens da cidade de Doutor Ricardo como da vida de Ricardo Heinzelmann.

Dr. Ernest Richard Heinzelmann ou ERNESTO RICARDO HEINZELMANN
O nome do município DOUTOR RICARDO, tem origem no nome do médico Dr. Ernesto RICARDO Heinzelmann, nascido no reino da Prussia em 04 de janeiro de 1820, filho legitimo de GOTTLIEB HEINZELMANN e CAROLINE THUMMEL. Estudou Medicina em seu país.  Casou-se no rito Protestante em Hamburgo, com sua primeira mulher, Amanda Juliana Elisabeth Koethcke. Migrou para o Brasil em 1846, radicou-se no Rio de Janeiro, onde defendeu sua tese doutoral , o que foi reconhecido pelo governo brasileiro, passando então a trabalhar   nos programas de cura da “ Cólera Morbos”.
HONRARIAS E TERRAS PARA O MÉDICO
Ainda durante a sua permanência no Rio de Janeiro, ocorreu a epidemia da febre amarela (1854-1856). Seus serviços e a dedicação que ele dispensou ao povo vitimado, foi reconhecido, que D. Pedro II, Imperador do Brasil, decidiu conceder-lhe uma honraria e uma recompensa material em 1857 : no primeiro caso, agraciando-lhe com a Medalha de Honra ao Mérito de  “Cavaleiro Imperial da Ordem de Santa Rosa “, condecoração do Império e no segundo, doando-lhe uma extensa área de terras no Rio Grande do Sul, que continha uma queda d´água, sob a qual se ocultava uma gruta, as quais mais tarde, integraram o município de Encantado, região que era conhecida por Linha Dr. Ricardo. Era um momento novo para a Província do Sul e, o Rio Grande do Sul recebia neste período, muitos imigrantes oriundos da Europa, para ocupar as terras que ainda não eram cultivadas. Situadas entre os Rios Forqueta e Guaporé, hoje, estas terras formam o território do município de Doutor Ricardo.