O 2º lugar na categoria, na penúltima etapa, em Americana/SP, foi suficiente para a dupla da Território Motorsport ser Campeã na categoria, após liderar desde o início da temporada


Americana (SP), 19 de outubro de 2019 – Na reta final da temporada, os favoritos aos títulos nas seis categorias em disputa (L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e L200 Triton Sport RS) começaram a despontar na sexta etapa, finalizada neste sábado, em Americana, no interior paulista. Entre eles, a dupla Edu Piano/Fausto Dallape #10 que conquistou o título na L200 Triton Sport R, por antecipação. A conquista do 2º lugar, nesta penúltima etapa, foi suficiente para a dupla da Território Motorsport já ser Campeã da categoria, no ano em que se comemora os 20 anos da Mitsubishi Cup.
Com aproximadamente 30 anos de off-road e várias conquistas, entre eles, é recordista do Sertões com oito títulos, em três categorias, Piano comemorou: “Hoje finalizamos a etapa em 2º e com a somatória dos resultados nestas seis etapas, estamos saindo de Americana como Campeões 2019 da Mitsubishi Cup. Fausto e eu estamos felizes com esse título, ainda mais, no ano que recebi a homenagem e estreamos o novo carro”. Agora, Piano é tetracampeão do maior e mais tradicional campeonato monomarca de rali cross country de velocidade do país.

Em abril, o multicampeão dos ralis foi convidado pela Spinelli Racing, organizadora da Cup a partir desta temporada, a pilotar o novo carro (L200 Triton Sport R), mas na verdade havia uma surpresa por trás do convite. O piloto foi homenageado por ter sido o primeiro campeão, há 20 anos, inclusive com uma pintura personalizada com seu nome no carro, venceu a etapa de Mogi Guaçu e depois resolveu retornar ao grid e disputar a toda a 20ª edição com Dallape. Vale destacar, que a dupla subiu ao pódio em todas as seis etapas e se manteve na liderança da categoria, desde o início, até que a pontuação conquistada neste sábado, já com os descartes, lhe deu o título.

Dallape é veterano do grid, tem uma trajetória de duas décadas, somente na navegação, já fez dupla com Piano e outros pilotos no campeonato. “Após 20 anos, ajudar o Edu a conquistar mais esse título foi sensacional, ainda mais por antecipação e, isto tudo foi Especial para nós”, explica o navegador, que é amigo de Piano de longa data. “Poder participar de um campeonato como esse, nos divertir e ser campeão é bom demais, e iremos para a última etapa já com o título garantido”, completa.

A etapa de Americana foi um pouco atípica, pois após o treino de sexta-feira sob calor intenso e muita poeira, a forte chuva da madruga mudou as características da Especial. Sequências poças, trechos escorregadios e lama fizeram a organização cortar cerca de 2 quilômetros do trajeto e atrasar a largada para segurança dos competidores. A partir da 2ª volta, o piso foi secando, já na 3ª o terreno ficou mais acidentado, mas isso não tornou as disputadas menos acirradas e desafiadoras. Variações de curvas, subidas decidas, piso arenoso, em meio a cana baixa garantiu a diversão das duplas.

A final da Mitsubishi Cup será em 23 de novembro, em Mogi Guaçu (SP), no Autódromo Velo Cittá. Na mesma data e local serão disputadas também a última etapa do Mitsubishi Motorsports (rali de regularidade) e Mitsubishi Outdoor (rali de aventura e estratégia).

Resultado 6ª etapa Mitsubishi Cup – Americana/SP

Pódio Categoria L200 Triton Sport R
1) #6 Vitor Muench e Jorge Peter
2) #10 Edu Piano/Fausto Dallape
3) #7 Paulo Bertolini/ Anderson Bertolini
4) #5 Ivan Terni/ João Stal
5) #3 Seigo Nakamura/ Jorge Kupferminz

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuk