El Paso de Los Libertadores, é uma passagem de montanha internacional entre o Chile e a Argentina . O desfiladeiro está localizado no meio da Cordilheira dos Andes, a uma altura de 3.175 metros .

É a principal rota de conexão entre Santiago do Chile e Mendoza, Argentina. Na Argentina, é a passagem mais movimentada para o Chile através de Mendoza . Ao unir essas duas grandes cidades, e sendo sua principal rota de transporte, o passe pode transportar muito tráfego pesado. É uma das mais de 40 passagens de fronteira entre o Chile e a Argentina em altitudes elevadas.

Do lado argentino se acessa pela Rota 7, que liga Buenos Aires a Mendoza, a cerca de 210 quilômetros da passagem (cerca de 3 horas de carro), que se chega pela mesma rota 7. Acesso a Los Linertadores da Argentina É feito um declive lento e suave até chegar ao túnel do Cristo Redentor, a uma altura aproximada de 3.175 metros.

 Do lado chileno se chega desde Santiago do Chile, a cerca de 150 quilômetros do passo, pela rodovia 57 até a cidade de Los Andes, e pela rodovia 60 a partir daí. Ao lado da passagem está o caminho ou declive dos caracóis, um trecho espetacular de altas encostas e um total de 29 curvas impressionantes de 180º. Esta seção é uma das estradas sinuosas mais populares do mundo.

 

El Paso de Los Libertadores também é conhecido como a passagem do Cristo Redentor, por causa do túnel que leva seu nome. Esse túnel, inaugurado em 1980, tem 3.080 metros de extensão. No meio do túnel está a fronteira nacional, que é o término da Rota 60 no Chile e da Rota 7 na Argentina. El Paso de Los Libertadores pode ser fechado durante o inverno devido a fortes nevascas que bloqueiam ambas as extremidades e ameaças de queda de rochas.

Até a abertura do túnel, o ponto mais alto dessa estrada era o Passo Uspallata, com 3.832 metros de altura. Com o túnel, a cota máxima foi rebaixada em 600 metros, 65 curvas foram eliminadas e o percurso foi encurtado em 10 km.

Em 19 de setembro de 2013, quase 15.000 chilenos ficaram presos no lado argentino, quando a passagem teve que ser fechada por 10 horas devido ao frio e de 40 a 50 centímetros de neve.